segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rompendo relações!

Pergunta: Por que é tão difícil romper com alguém, e é especialmente duro para a pessoa com quem se rompeu.

Abraham - Por que é tão difícil terminar um relacionamento e por que é especialmente difícil para a pessoa que foi deixada? Bem, muitos relacionamentos quando terminam, aquele que está deixando alguém está, geralmente, fazendo de tudo para justificar porque está partindo. Assim, aquele que foi deixado recebe explicações que está sendo deixado porque é inapropriado aqui, desta forma e daquela forma. E vocês simplesmente não podem ouvir um diálogo que diz tudo ao contrário do que seu Eu Interior sabe ser verdade e sentir-se bem ao mesmo tempo.

Agora, se duas pessoas estão num relacionamento e ambas olhando para frente, olhando para o futuro no lugar de ficar cutucando o passado, é concebível que a relação evolua e mude sem que ninguém sai machucado.
Mas muitas pessoas não mudam sem forçar a situação. Não é interessante? É como dirigir por uma estrada dizendo que está indo por aqui porque não aguenta estar aqui.

Bom, não é verdade. Normalmente quando você está dirigindo, você está indo para algum lugar, não está fugindo de algo a menos que seja de um furacão na Flórida. Em outras palavras, você está indo para onde está indo. Se pudesse adotar esta atitude de seguir a frente nos seus relacionamentos, as coisas seriam melhores.

Queremos dizer a todos que seria bom se parassem de se sentir desconfortável com respeito a evoluir nos relacionamentos. Seria bom se parassem de justificar porque estão partindo. Vocês sentem esta necessidade porque existe muita gente que sabe do seu relacionamento. Pessoas, família e amigos, que têm opiniões sobre você e seu relacionamento. E elas desenvolveram uma imagem de você no seu relacionamento e você tenta corresponder a cada imagem que alguém faz sobre você e seu relacionamento.

Assim, quando você decide que pode sentir-se melhor em outro lugar, geralmente assume esta postura defensiva de dar explicações, onde você precisa ativar todas as razões que explicam porque você não quer mais ficar aqui e quer ficar lá. Mas o que acontece é que ativa correntes contrárias em você.

Você quer algo diferente do que tem, mas ativa o que já tem e isto divide sua energia e torna-o menos efetivo. Como você parece estar desintegrando aos olhos dos outros, eles dizem, 'Acho que não fez uma boa escolha porque você não está feliz como era.'
E o que você tem vontade de dizer é, 'Não estou feliz porque estou tentando agradar todos vocês e isto não é possível. Se eu pudesse apenas fazer o que é melhor para mim sem ficar me justificando, minha energia seria mais pura e eu estaria me sentindo muito melhor. E meu relacionamento futuro viria mais rápido e eu continuaria a prosperar.'