sexta-feira, 1 de julho de 2011

Crimes morais!

Alguém entra na sua casa, rouba suas coisas, agride você. Essa pessoa cometeu, ao mesmo tempo, diversos crimes previstos na constituição. Alguém entra na sua vida, rouba seu tempo, agride sua auto-estima, destrói suas esperanças, estilhaça a confiança que você tinha no amor. E saí ileso. Esse não seria o pior crime que alguém poderia cometer contra outra pessoa?? Agressão só é penalizada quando alguém encosta a mão em alguém?? Como se pune quem causa uma ferida que não está exposta???

Acredito que ser atropelada deve doer menos que ser enganada por alguém em quem a gente depositou nossa confiança e a quem a gente dedicou o nosso amor. A dor física passa em alguns dias, e em casos mais graves, em algumas semanas. Pra dor física existe remédios, anestésicos, curativos. Mas quem cura a dor de um coração destruído?? Como se cura a dor da confiança perdida?? O que fazer das feridas cravadas na alma de alguém que saí a rua descrente do mundo?? Como penalizar o agressor que sem usar as mãos, armas ou objetos cortantes, causou ferimentos gravíssimos em alguém?? Por que diabos ninguém previu isso na lei???

As pessoas lotam os consultórios psiquiátricos, se entorpecem de remédios pra ansiedade, depressão, remédios pra dormir, pra acordar, remédios pra fazer viver quem quer morrer. Remédio pro irremediável, pra dor que não passa, pro vazio que vem de dentro, bem do fundo. Tão fundo que nenhuma substância tóxica é capaz de alcançar.

Entendo perfeitamente quando uma amiga diz que não pode enxergar o ex-namorado que sente vontade de bater nele. Entendo um amigo que diz que preferia que a ex-namorada tivesse morrido, que traído ele como fez. Sinceramente, entendo. Sei exatamente o que amar uma pessoa em um dia e no dia seguinte não conseguir olhar pra cara dela. Quando alguém te machuca muito, te magoa, te decepciona, a primeira reação é a vontade de ferir a pessoa de volta. Você se sente fraco, impotente. Dá vontade de matar, dá vontade de morrer. De sumir. De pedir férias e ir morar na lua. Você sente que perdeu seu tempo, suas forças, sua auto-estima. E qual a pena pro agressor nesse caso?? Qual a pena pra alguém que entrou em sua vida e destruiu tudo como se tivesse esse direito???

O que sempre falo pros meus amigos(como se conselho valesse de alguma coisa), é que vingança não é a melhor solução. Fazer justiça com as próprias mãos, então, nem se fala...nada de furar os pneus do carro, fazer ameaças anônimas, difamar a criatura por aí... Acredito que o tempo se encarrega disso. Acredito que as pessoas que abusam da confiança e da boa vontade alheia nunca vão se dar bem na vida, ou nunca vão ser felizes de verdade, ou que a gente deveria dar graças a Deus por se livrar de gente assim. Não sei, na verdade, nunca fui uma boa conselheira. Não se preocupe, entregue nas mãos de Deus, o tempo vai se encarregar de mostrar se essa pessoa é tão forte quanto você.