domingo, 17 de maio de 2009

Melhores seus relacionamentos.

Alguns dos maiores desafios nos relacionamentos derivam fato de que a maioria das pessoas entra num relacionamento para obter uma coisa: tentar encontrar alguém que faça com que se sinta bem. Na realidade, o único meio de um relacionamento durar é se você o encara como um lugar em que entra para dar, e não um lugar a que vai para receber.


Fale em termos de preferências: em vez de dizer "Não suporto quando você faz isso!", diga "Eu preferia que fizesse isso".


Devemos lembrar que vamos experimentar tudo o que focalizamos. Se constantemente focalizamos o medo de que um relacionamento acabe, começaremos a fazer, em absoluta inconsciência, coisas para sabotá-lo, a fim de podermos nos afastar antes de ficarmos envolvidos demais, e resultar uma dor profunda.


Se você quer que seu relacionamento dure, nunca, nunca, nunca, jamais, jamais ameace o próprio relacionamento. Em outras palavras, jamais diga "Se você fizer isso, então eu vou embora". O simples fato de fazer essa declaração cria a possibilidade. Também induz um medo desestabilizador nas duas partes. Todos os casais com um relacionamento duradouro que já entrevistei tinham como regra que, independente do quanto se sentiam furiosos ou magoados, jamais questionariam se o relacionamento duraria ou não, e nunca ameaçaram deixá-lo.


Decida que é mais importante para você estar apaixonado do que estar certo. Se algum dia se descobrir na posição de insistir que está certo, trate de romper o padrão. Pare no mesmo instante, retorne à conversa mais tarde, quando se encontrar com melhor disposição para resolver os conflitos.


Se nos sentimos magoados com alguém, tendemos a abrir o arquivo e recordar todas as outras experiências em que essa pessoa nos magoou, em vez de mudar o estado pela recordação do que a pessoa realmente sente por nós, pela recordação das ocasiões em que demonstrou todo o seu amor.

(Todos os techos foram extraídos do livro “Desperte o gigante interior” de Anthony Robbins)